top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA BUSCA POR UMA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

O currículo é um documento de extrema relevância para o profissional que busca o primeiro emprego, recolocação ou novas oportunidades no concorrido mercado de trabalho. Um currículo mal elaborado, pode desclassificar um candidato já na primeira etapa de um processo seletivo, sem que haja qualquer contato pessoal com o recrutador.


Um currículo profissional deve ter uma excelente apresentação. ser redigido de forma simples, sem erros de português. Ele deve ser claro e objetivo, resumindo todas as informações do candidato.


Você não quer ser excluído de um processo seletivo sem ter a chance de conversar com o recrutador, não é mesmo? Ser recrutado para uma entrevista significa que o seu currículo foi bem avaliado e que você já passou na primeira etapa!

Porém, é preciso ficar atento não apenas ao currículo, pois ele é somente o documento que resume e apresenta as suas informações profissionais básicas. O processo seletivo vai muito além do seu currículo. Nas próximas etapas, como entrevistas e dinâmicas, você poderá contar sobre suas experiências, competências, habilidades, seus projetos e metas, seu perfil profissional e comportamental. Estas informações você não consegue demonstrar através do seu currículo. É por esta razão que você precisa garantir que será chamado para as próximas etapas e para que isso aconteça, seu currículo precisa estar muito bem elaborado.


Outro aspecto relevante a ser considerado é a constatação dos profissionais de RH, de que nem sempre o que está escrito no currículo ou o que é dito nas entrevistas, corresponde à realidade do candidato. Você deve ficar atento, também, ao que se posta nas redes sociais. É preciso haver coerência entre as informações contidas no currículo, o que é dito para o recrutador durante a entrevista e aquilo que é visto nas redes sociais.


Lembre-se: Em um processo seletivo, tudo é levado em consideração. Ser honesto é essencial para ganhar a confiança do recrutador e, principalmente, para te manter competitivo no mercado de trabalho.


Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho

CRP 08/09380

(41) 98703-9887

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page