Buscar
  • Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA


A ansiedade é um sentimento inerente ao ser humano, um sofrimento por antecipação, uma angústia que limita suas ações, que se manifesta através de variados sintomas. Algumas situações como uma decisão importante a ser tomada ou uma apresentação para um grande público, podem desencadear sintomas de ansiedade. O problema aparece quando essa sensação se torna constante e até mesmo patológica, interferindo diretamente na rotina e na qualidade de vida da pessoa.


A ansiedade pode ser observada a partir de manifestações físicas e mentais, sendo os mais comuns:

· Físicas: Palpitações, suor em excesso, falta de ar, tremores, cansaço, tensão muscular, boca seca, mãos e pés gelados, náusea, dor de barriga acompanhada de diarreia.

· Mentais: Irritabilidade, problemas de concentração, nervosismo, medo e sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento, descontrole sobre os pensamentos, preocupação exagerada e problemas ligados ao sono.


Os sintomas desencadeados pela ansiedade podem ser atenuados ou até mesmo eliminados, se adotarmos as seguintes práticas:

· Saia do ambiente onde está se sentindo desconfortável.

· Controle a respiração. Inspire lentamente até encher completamente seus pulmões e solte o ar pela boca lentamente. Observe o que está acontecendo no seu corpo enquanto respira, evitando qualquer outro pensamento.

· Exercite a sua positividade. Procure lembrar de como se sentiu quando recebeu uma boa notícia ou realizou algo que desejava.

· Aposte nos recursos naturais. Por exemplo, tome um chá morno de camomila. A camomila possui substâncias que proporcionam o relaxamento e o bem estar.

· Ouça músicas relaxantes, como aquelas que reproduzem os sons da natureza.

· Planeje a sua rotina. Ter controle sobre as suas atividades farão com que se sinta mais tranquilo. Se possível, planeje inclusive o seu deslocamento. Evite surpresas.

· Pratique atividades físicas. Elas contribuem para a produção dos hormônios e neurotransmissores do bem-estar.

· Busque o seu autoconhecimento. Isto fará com que aprimore o controle das suas emoções.

· Pratique um hobby, faça algo que proporcione satisfação.

· Dedique um tempo para se dedicar a você.

· Procure a companhia de pessoas de alto astral, positivas.

· Cuide da sua alimentação. O triptofano é um nutriente que ajuda na formação da serotonina, a substância do prazer. Ele é encontrado especialmente em proteínas, como carne, peixe, ovo ou leite e derivados.

· Viva o presente e não sofra pelo que aconteceu. As experiências já vividas não podem ser modificadas, mas são excelentes referências para planejar o amanhã. Então seja grato por tê-las vivido.

· Evite o consumo de qualquer substância tóxica.

· Pratique meditação.

· Na medida do possível, se afaste de todas as coisas que lhe fazem sentir mal.

· Faça terapia.


Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

CRP 08/09380

(41) 98703-9887

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo