Buscar
  • Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

APOSENTADORIA. COMEÇANDO A ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA.



O que significa aposentadoria?


O termo aposentadoria refere-se ao afastamento remunerado que um trabalhador faz de suas atividades, após cumprir determinados requisitos estabelecidos no direito previdenciário, a fim de gozar dos benefícios de uma previdência. Ou seja, é o momento em que o trabalhador passa a ter um direito previsto na legislação previdenciária, que é o recebimento de um benefício para o qual contribuiu ao longo de alguns anos.


Aposentadoria não significa

· Não poder mais trabalhar

· Não poder exercer atividade remunerada

· Estar obsoleto ou “velho”


Estando aposentado você continua:

· Podendo trabalhar

· Podendo ter uma renda além da aposentadoria


Qual é a vantagem de estar aposentado?

· Ter uma renda mesmo sem estar trabalhando


Mas o que acontece com a maioria dos aposentados, na prática?

· Encerram definitivamente a sua vida profissional

· Não possuem mais a renda advinda da sua atividade profissional

· Passam a acreditar que estão velhos e não tem mais utilidade

· Acreditam que não podem fazer mais nada, pois já estão velhos mesmo

· Acreditam que podem passar o dia inteiro dormindo ou assistindo TV

· Não planejaram a sua aposentadoria


Mas então, o que eu posso fazer estando aposentado?

Tudo o que você quiser, com base no seu autoconhecimento, com planejamento e responsabilidade.



“Ser idoso é sinônimo de sabedoria e experiência, e, por isso, os indivíduos, ao chegarem nessa etapa da vida, não perdem o seu papel ativo. “




Já estou aposentado. E agora?

Se você já está aposentado, ou seja, já recebe o seu benefício e não planejou a sua aposentadoria, você precisa avaliar os seguintes pontos:


1. Sua condição financeira: você precisa saber se a sua renda como aposentado é suficiente para cobrir todos os seus gastos. Se a resposta for negativa, você terá que encontrar uma outra fonte de renda, que complemente a sua aposentadoria.


2. Sua vida profissional: você precisa fazer um balanço da sua carreira. Será que você quer mesmo parar de trabalhar? Pense nas vantagens e desvantagens de se manter empregado ou ativo profissionalmente.


3. Saúde física: você tem feito check-up ao menos uma vez ao ano? Sabe em que condição está a sua saúde? Com que frequência você tem ido ao dentista?


4. Saúde mental: como você tem se sentido? Como você tem lidado com as suas emoções? Você tem se sentido angustiado, triste, ansioso, deprimido ou até mesmo sozinho?


5. Sua rotina: como é a sua rotina? O que você faz com as 24 horas do seu dia? Você sente que tem tempo para fazer tudo o que deseja? Tem a sensação de que deveria ter feito algo que não fez?


6. Atividades físicas: com que frequência você tem dedicado parte do seu tempo para exercitar o seu corpo? Como você se sente por fazer ou não atividade física?


7. Alimentação: você está ciente da quantidade e da qualidade dos alimentos que tem consumido diariamente? Acredita que está suprindo todas as necessidades nutricionais? Tem bebido água?


8. Vida social: como estão os seus vínculos de amizade e familiares? Você tem se relacionado com outras pessoas, além daquelas que moram com você?


9. Lazer: você sabe quais são e tem feito atividades que lhe proporcionem descontração e prazer?


10. Seu cérebro: de que forma você tem estimulado o seu cérebro para que ele se mantenha saudável e ativo? Como anda a sua memória?


11. Projetos: você tem estabelecido novas metas para a sua vida? Quais são as suas principais motivações?


Estar aposentado é uma oportunidade para começar a escrever uma nova história. Como você gostaria que ela fosse contada?


Karyn Wanessa Katzwinkel Ribeiro – CRP 08/09380

Graduada em Psicologia pela UTP.

Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico – PUC PR. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas – FAE. Formação como Orientadora Profissional e Planejamento de Carreira pelo Portal Vocacional. Título de especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho reconhecido pelo CRP. Atuando como Psicóloga há quase 20 anos, com avaliações psicológicas, atendimentos clínicos, desenvolvimento de lideranças, preparação para a aposentadoria, orientação profissional e planejamento de carreira.


Contatos:

Celular: 41 98703-9887 (WhatsApp)

Endereço: Rua Dr. Manoel Pedro, 365 – sala 705 – Bairro Cabral – CEP 80035-030 – Curitiba/PR

E-mail: psicologa.karynribeiro@gmail.com Site: www.psicologakarynribeiro.com

Facebook: https://www.facebook.com/psicologakarynribeiro.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/psicologa.karynribeiro/

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo