top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

DICAS IMPORTANTES PARA A ESCOLHA DA PROFISSÃO

Quem não conhece um jovem que esteja finalizando o ensino médio e vive o dilema de ainda não ter decidido para que curso prestará vestibular?


Muitos jovens vivem a pressão e a cobrança diária por parte de familiares e amigos, para tomar uma decisão. A escolha da profissão não é uma tarefa fácil e se torna ainda mais penosa quando o jovem não é estimulado a buscar as informações que necessita. Muitos não sabem nem por onde começar.


Para escolher a profissão o jovem precisa se dedicar e investigar vários aspectos que vão desde conhecer as profissões, as universidades e mercado de trabalho, até a busca pelo seu autoconhecimento (suas motivações, interesses, habilidades etc.).

Sabendo desta necessidade, trouxemos algumas dicas valiosas que poderão ajudar na escolha da profissão:


1 – Responda as seguintes perguntas:

a) Com o que eu gostaria de trabalhar (pessoas, animais, plantas, artesanato, objetos, etc)?

b) Quais são as minhas principais habilidades (o que eu faço com facilidade)?

c) O que eu gosto de fazer?

d) Como eu gostaria que fosse o ambiente de trabalho (escritório, ar livre, em diferentes lugares, uma fábrica)?

e) Como eu gostaria que fosse a minha rotina de trabalho (com horários fixos e bem definidos ou em horários flexíveis, trabalhos aos finais de semana e feriados)?

f) Com que tipo de atividade eu quero trabalhar (criação, design, planejamento, finanças, pessoas, viagens, etc).

g) Qual retorno eu espero ter a partir do meu trabalho (financeiro, autonomia, crescimento profissional, etc).


2 – Converse com seus amigos e familiares e pergunte que profissões eles imaginam que seriam ideais para você. Eles conhecem as suas principais habilidades e características pessoais.


3 - Conheça as profissões. Você sabia que atualmente existem mais de 80 profissões no Brasil? O primeiro passo é saber quais são elas. Você pode estar desconsiderando uma profissão pelo simples fato de não saber da sua existência. Você já ouviu falar em Naturologia, Engenharia Nuclear ou Zootecnia?


4 – Depois de saber quais são as profissões existentes e selecionar aquelas que lhe parecem mais interessantes, você precisará saber o que o profissional graduado nesta área faz, quais são as áreas de atuação, o que você vai aprender na graduação, quais faculdades oferecem este curso etc.).


5 – Conheça o mercado de trabalho, como estão as oportunidades, converse com profissionais da área e conheça o retorno financeiro provável. Participar de feiras e eventos de profissões oferecidos pelas universidades é uma boa opção.


6 – Visite universidades e converse com os professores ou coordenadores dos cursos que lhe interessam. Tire as suas dúvidas.


7 – Verifique se a profissão que você tem interesse, proporciona uma rotina condizente com o seu plano de vida. Por exemplo, você gostaria de ter uma rotina bem definida de trabalho, mas pensa em ser um cirurgião que talvez precise atender emergências. Avalie os prós e contras da profissão.


8 – Considere a possibilidade de passar por um processo de orientação profissional, conduzido por um profissional qualificado. Uma escolha feita de forma segura e consistente aumenta de forma significativa as chances de sucesso na carreira!

Boa sorte!


Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho

CRP 08/09380

(41) 98703-9887

22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page