top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL OU VOCACIONAL?

Você já deve ter ouvido estas duas expressões e ficou na dúvida se elas têm o mesmo significado. Vocação é a tendência ou inclinação natural que direciona alguém para uma profissão específica.

O termo “vocacional” supõe que o indivíduo possui uma vocação nata a ser descoberta, e que ela, por si só, basta para que a escolha profissional seja feita.

Esta concepção já foi superada, uma vez que entendemos que a escolha profissional não pode ser baseada apenas na vocação, mas sim, nos interesses, conhecimentos, capacidades, habilidades e competências de cada um.


Qual a importância da Orientação Profissional na escolha da profissão?

Todos nós conhecemos alguém que se formou em uma profissão e nunca atuou na mesma área. Ou, alguém que atua na área de formação, mas se sente frustrado porque não gosta do que faz.

De acordo com Bohoslavsky (Psicólogo Argentino) “Para um jovem, definir o futuro não é somente definir o que fazer, mas, fundamentalmente, definir quem quer ser e ao mesmo tempo, quem não quer ser”.

E se você concluir que não é feliz com a profissão que escolheu, saiba que não há nada de errado em mudar de profissão ao longo da carreira. Isto acontece com muito mais frequência do que possamos imaginar. A transição de carreira pode acontecer a qualquer momento.

A escolha correta da profissão pode proporcionar: realização pessoal, satisfação profissional, conquistas, identidade profissional e segurança.

É muito comum os jovens não se sentirem preparados para esta escolha e muitos não sabem, sequer, por onde começar. O jovem precisa ser apoiado e incentivado a buscar ajuda!


Como funciona o processo de OP?

O processo de Orientação Profissional deve ser conduzido por um profissional capacitado, que possa avaliar os diversos aspectos que envolvem a escolha profissional.

O psicólogo com formação em orientação profissional poderá avaliar os seguintes aspectos:

- Internos: Aptidões, características pessoais, competências, conflitos, expectativas, habilidades, interesses, maturidade, motivações, personalidade, preferências e valores.

- Externos: Mercado de trabalho, profissões, oportunidades e universidades.

O atendimento é feito de forma individual, presencial, em dez sessões de 1 hora.

O processo é composto por entrevista, avaliação psicológica e dinâmicas, que visam orientar o cliente para a tomada de decisão, seja na escolha profissional ou na construção de sua carreira.


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar?


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page