Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro
ESTRESSE NO TRABALHO E BURNOUT

Como você tem se sentido após a jornada de trabalho? Estressado, irritado, esgotado? Cuidado!
A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse, provocados por condições de trabalho desgastantes. A síndrome foi classificada como um fenômeno ocupacional (relacionada ao trabalho) pela Organização Mundial da Saúde em 2019.
Pesquisas revelaram que atualmente, mais de 30% dos brasileiros empregados sofrem com a síndrome de Burnout. 93% destas pessoas se sentem exaustas, 86% se sentem irritadas, 82% possuem falta de atenção e 74% destas pessoas tem dificuldade de se relacionar no ambiente de trabalho. Estes sintomas comprometem as relações do trabalhador no seu ambiente de trabalho e se estendem pelas outras áreas da sua vida, inclusive a familiar.
Profissionais que atuam sob constante pressão, elevada carga de trabalho ou que enfrentam dupla jornada, correm risco maior de desenvolver o transtorno. A pessoa que possui a síndrome de Burnout passa por estresse crônico, esgotamento físico e mental, depressão e baixa autoestima.
Outros sintomas bastante comuns são:
😔 dores de cabeça
😔 enxaqueca
😔 cansaço
😔 sudorese
😔 palpitação
😔 pressão alta
😔 dores musculares
😔 insônia
😔 irritabilidade
😔 agressividade
😔 crises de asma
😔 distúrbios gastrintestinais.
De acordo com Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association BR) há diferença entre estresse e Síndrome de Burnout. “Estresse é qualquer situação que requer uma adaptação, portanto pode ter caráter positivo – o nascimento de um filho - ou negativo - a morte de alguém. Já Burnout é sempre negativo e está associado à população economicamente ativa”.
Veja algumas dicas que podem te ajudar a “escapar da síndrome de Burnout”:
😊 Realize atividades físicas regularmente.
😊 Consuma alimentos saudáveis e beba muita água.
😊 Tenha uma boa noite de sono.
😊 Proporcione a si mesmo momentos de lazer e convívio com amigos.
😊 Planeje sua rotina e respeite os seus limites. Às vezes é preciso dizer NÃO!
😊 Busque o autoconhecimento. A psicoterapia é um ótimo caminho.
😊 Pratique atividades de relaxamento.
😊 Sorria mais!
Procurar ajuda médica ou psicológica enquanto os sintomas ainda são leves, é o melhor caminho. Na síndrome de Burnout, assim como em outras doenças, a falta de tratamento adequado pode agravar o quadro com a intensificação dos sintomas, podendo desencadear doenças mais graves como esquizofrenia ou depressão. A pessoa acometida pela síndrome pode, inclusive, cometer suicídio.
O tratamento da síndrome de Burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia.
Psicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro
Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho
CRP 08/09380
(41) 98703-9887