top of page
Buscar
  • Foto do escritorPsicóloga Karyn Wanessa K Ribeiro

PROFISSÃO E CARREIRA

É muito comum confundirmos o significado destes dois termos. Entender a diferença entre carreira profissional e profissão é essencial para fazermos as nossas escolhas e também para utilizar o termo mais adequado em cada situação. Vamos entender.

Profissão é o que você estuda. Por exemplo: engenharia civil, medicina ou pedagogia. Concluindo a graduação, você se torna um profissional qualificado para atuar na área escolhida.

Carreira é a trajetória que você percorre durante a vida profissional. É a somatória dos cargos que você ocupou, as experiências e conhecimentos que você adquiriu, as competências e habilidades que você desenvolveu.


O caminho que a sua carreira vai seguir não depende apenas das suas decisões. Muitas vezes no início da carreira, surge um estágio em uma determinada área profissional que você não havia considerado e a partir desta experiência vem a oportunidade de crescimento e você decide permanecer nesta área. Então, por diversas razões, algumas vezes o profissional desenvolve sua carreira em outra área, diferente da sua área de formação ou da área planejada.

Um fato que precisamos nos atentar, é que muitas vezes nos preocupamos em escolher a profissão, mas não planejamos a carreira que vamos seguir, mesmo que ela possa mudar ao longo da trajetória profissional.

Planejar a carreira é saber onde se quer chegar, definindo metas e prazos para isso. Quanto mais clareza você tem da carreira que quer desenvolver, melhor poderá direcionar as suas escolhas para alcançar os seus objetivos.

Você pode criar um plano de carreira para definir as etapas de como e onde quer chegar. Um plano de carreira bem estruturado e consistente, deverá considerar os seus objetivos profissionais, suas habilidades, interesses, motivações, avaliar se os seus planos profissionais estão alinhados aos seus planos pessoais, entre outros aspectos.

Você precisa assumir o protagonismo da sua vida profissional! Ou prefere que os outros decidam por você?

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos conversar?


Psicóloga Karyn Wanessa K RIbeiro

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho

CRP 08/09380

(41) 98703-9887

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page